Teses

Dissertações de Mestrado:

ABREU, Ana Maria –  O Teatro de José Régio – Contributo para o seu estudo, Coimbra, 1996.

AGUIAR, Maria Luísa da Costa – Do Ignoto Deo à Sarça Ardente: um Deus que se dá a conhecer, Dissertação de Mestrado em Ciências Religiosas, Braga: Universidade Católica Portuguesa, 2018.

AIROSA, Filipa Cláudia Gomes da Silva – A representação do Anjo no Teatro de José Régio, Dissertação de Mestrado em Estudos  de Teatro, Porto: FLUP, 2015.

AMORIM, Isabelle Regina de –  Uma Poética da Dualidade: Identidade e Intertextualidade no Teatro de José Régio, Dissertação de Mestrado em em Estudos Literários da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, Araraquara, 2006.

D’ASCENSÃO, Maria José Marcelino Madeira –  A Personagem Feminina em «Histórias de Mulheres» de José Régio, Dissertação de Mestrado, Universidade da Beira Interior, Casal de Cambra: Caleidoscópio, 2007.

BOCHICCIO, Maria –  Incursione Nell´Officina Scrittoria di José Régio: proposta de edizione critico-genetica di A Chaga do Lado, – Tese di Laurea in Lingua e Letteratura Portoghese, Facolta´ Di Lingue e Letteratura Straniere, Corso di Laurea in Lingua e Letteratura Straniere, Università degli Studi di Salermo, Anno Accademico de 2000- 2001.

BRITO, Mariana – Literatura e história no cinema de Manoel de Oliveira, Dissertação de Mestrado, UCP, 2009.

BROWN, Sónia Maria Ruiz – Um olhar sobre as serviçais domésticas na literatura portuguesa, Dissertação de Mestrado em Literatura Portuguesa, USP: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2006.

CACHADA, Lucinda Maria Miranda – Metamorfoses de Narciso na poesia de José Régio, Porto: FLUP, 2000.

DIAS, Maria Isabel Costa – Literatura e Arte, José Régio e o “Jogo da Cabra Cega”, Dissertação de Mestrado em Teorias de Arte, Faculdade de Belas Artes, Universidade de Lisboa, 2006.

GONÇALVES, António Joaquim Ferreira – A metáfora de Deus em José Régio e Vitorino Nemésio : uma leitura de Poemas de Deus e do diabo e As encruzilhadas de Deus de José Régio : O Pão e a Culpa e O Verbo e a Morte de Vitorino Nemésio, UCP: Faculdade de Filosofia de Braga, 1996.

GOTLIB, Nádia Battella – A Poesia de José Régio: O “Símbolo” nos Poemas de Deus e do Diabo, Dissertação de Mestrado,Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 1971.

GRANDI, Maria Letízia – L’iter creativo di José Régio nelle raccolte postume Música Ligeira, Colheita da Tarde, 16 Poemas dos não incluídos na Colheita da Tarde. Genesi poética e variante d’autore, Tese de Laurea in Lingua e Letteratura Straniere, Facoltà Di Lettere e Filosofia, Università Degli Studi Roma Tre, Anno Accademico 1997/98.

INACIO, Emerson da Cruz – Vanguardas & Camaradagens, Horizontes e sentidos: o Homoerotismo em Jogo da Cabra Cega, Dissertação de Mestrado, Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2000.

LA GRANGE, Berta – A Poesia Juvenil de José Régio – Inscrição de mitos na construção do sujeito poético, Dissertação de Mestrado em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea, Departamento de Literaturas Românicas, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2001.

LIMA, Paula Margarida da Silva – A Ideia de Literatura na Obra Romanesca de José Régio – Jogo da Cabra Cega e A Velha Casa, Dissertação de Mestrado em Literatura Portuguesa, Departamento de Línguas e Literaturas Modernas da Universidade dos Açores, Ponta Delgada, 1997.

MARQUES, João Minhoto – Arte e vida em Jogo da Cabra Cega, de José Régio, Dissertação de Mestrado em Literatura Portuguesa, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 1993.

NOVAIS, Maria Isabel Cadete – Novos Poemas de Deus e do Diabo: Génese e memória de um projecto abandonado, Dissertação de Mestrado em Estudos Portugueses , Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, 1995.

NUNES, João Manuel de Sousa – José Régio (1901-1969) Introdução aos seus romances, Dissertação de Mestrado, Faculdade de Letras de Manchester, Abril de 1971, versão portuguesa Lisboa, Fevereiro de 1990.

PEREIRA, José Carlos F.– Neotomismo e Arte Moderna- Brotéria (1902-1960), Dissertação de Mestrado, Fundação Lusíada, Lisboa, 2001.

PIEDADE, Ana Maria de Sousa Nascimento – A Questão Estética em Mário de Sá-Carneiro, Dissertação de Mestrado em Estudos Literários Comparados, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, 1988.

PINHAL, Teresa Sofia Santos – O coleccionismo em José Régio, Dissertação de Mestrado em Museologia, Porto: FLUP, 2011.

PONTE, António Manuel Torres da – Casas-Museu em Portugal Teorias e Práticas,  Dissertação de Mestrado de Museologia, Universidade do Porto, Faculdade de Letras, Departamento de Ciências e Técnicas do Património, Porto, 2007.

RABAÇA, Susana Margarida Moreira – Virtudes do mal na narrativa de José Régio, Dissertação de Mestrado em Literatura Portuguesa, Centro Regional das Beiras, Faculdade de Letras, Universidade Católica Portuguesa, Viseu, 2005.

SANTOS, Elsa Rita Henriques dos – O Homem em José Régio – um estudo sobre o teatro de José Régio, Dissertação de Mestrado em História Cultural e Política, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 1997.

TEIXEIRA, Carlos Manuel da Costa – “Escrever-se” e/ou “Outrar-se” – Escrita e revelação em Páginas do Diário Intimo de José Régio, Dissertação de Mestrado em Ensino da Língua e Literatura Portuguesas, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real, 2008.

TELLES, Luís Fernando Prado – O Ensaísmo Romanesco de José Régio – uma leitura do Jogo da Cabra Cega e do ciclo A Velha Casa, Dissertação de Mestrado em Teoria Literária, Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, 2000.

Teses de Doutoramento:

D’ASCENSÃO, Maria José Marcelino Madeira –  O rol de quantas máscaras usei…: A Referencialização Identificativa das Personagens da Narrativa Ficcional de José Régio,  Universidade da Beira Interior, 2009/2012.

MARTINES, Enrico – L’officina poética di José Régio, tra pubblicato, disperso e incompiuto, Tesi di dottorato in Filologia Romanza ed Italiana – X Ciclo, Facoltà di Lettere e Filosofia, Università degli Studi “La Sapienza” di Roma, 1999.

NOVAIS, Maria Isabel Cadete – Jacob e o Anjo – A construção do texto dramático em José Régio, Tese de Doutoramento em Estudos Portugueses, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, 2004.

NUNES, Manuel José Matos – José Régio, o Eu Superlativo – o Ciclo Romanesco A Velha Casa e outros escritos autobiográficos, Tese de Doutoramento em Estudos Portugueses, especialidade de Estudos de Literatura, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Novembro de 2012.

PIMENTEL, Fernando Jorge Vieira – A poesia da presença (1927-1940) tradição e modernidade, Tese de Doutoramento em Filologia Românica, Universidade dos Açores, Ponta Delgada, 1987.

RIBEIRO, Eunice Maria da Silva – Ver. Escrever – José Régio, o texto iluminado, Tese de Doutoramento em Ciências da Literatura, Universidade do Minho, Braga, 1997.

SILVA, Eunice Cabral Nunes da – O topos da auto-ilusão amorosa nos textos narrativos de José Régio, Tese de Doutoramento, Évora, 1994.